artigo sobre Agroecologia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS XXII - EUCLIDES DA CUNHA – BA
Plano de Formação de Professores da Educação Básica -
PLATAFORMA FREIRE
AGROECOLOGIA: PRINCÍPIO QUE ORIENTA A EDUCAÇÃO DESDE A INFÂNCIA
EUCLIDES DA CUNHA
Setembro/2013
ACADÊMICAS
Gerusa dos Santos Araújo
Hildemara Moura Cavalcante
Iranete Oliveira de Miranda
Jeanne Santos de Jesus
Maria Helena Moura do Nascimento
Maria José Jesus Santos
Maria Sirlene Pimentel do Carmo
Trabalho apresentado à UNEB como requisito parcial da disciplina Educação do Campo sob a orientação da professora Adenilsa Monteiro no curso de licenciatura em pedagogia.
EUCLIDES DA CUNHA
2013
O termo agroecologia apesar de ter surgido em meados dos anos 90 ainda é um conceito que possui várias definições, conceito amplo já que envolve terra, preservação, responsabilidade social e econômica, trata do respeito à vida nas diversas dimensões evitando romper o equilíbrio da natureza.
A proposta agroecológica traz de certa forma um novo olhar no sentido de orientação buscando valorizar e se possível transformar as relações do homem e a natureza. Com isso só é imaginável transformar as relações do homem e a natureza. Com isso só é possível acontecer se realmente houver um comprometimento com: a sustentabilidade ecológica (manutenção ou melhoria da qualidade dos recursos naturais e das relações ecológicas de cada ecossistema), econômica (potencial de geração de renda, de trabalho, acesso ao mercado), social (inclusão das populações mais pobres e segurança alimentar), cultural (respeito às culturas tradicionais), política (organização para a mudança e participação nas decisões) e ética (valores morais transcendentes).A Agroecologia se desenvolve também enquanto ciência, se estruturando desde o aprimoramento do estudo de tecnologias e métodos adequados a produção