Artigo SIGCSE
Crianças na Pré-Escola
RESUMO
Computar vem sendo vista como uma atividade básica, portanto, deve ser estudada desde a pré-escola. Este trabalho investiga (1) a habilidade de crianças da pré-escola (3 a 6 anos de idade) computarem sobre um modelo computacional e (2) se existe correlação entre a habilidade de computar e o desempenho da criança na pré-escola. Um modelo computacional lúdico, especialmente criado para crianças, foi proposto e usado em experimentos com 41 crianças da pré-escola. Os resultados indicam que a habilidade usada no modelo proposto para computar varia conforme a idade da criança e que existe correlação entre esta habilidade e o desempenho da criança na pré-escola. Estes resultados podem servir para informar o desenvolvimento de métodos de ensino que explicitam a perspectiva computacional em conceitos relativos à grade préescolar.
Categorias e Assuntos
K.3.2 [Computadores e Educação]: Computador e Educação na
Ciência da Informação – Ciência da Computação Educacional.
Termos Gerais
Fatores Humanos, Experimentação.
Palavras Chave
Pensamento Computacional, Pré-Escola, Educação Infantil.
1. INTRODUÇÃO
Semelhante a ler, escrever e realizar operações matemáticas, a habilidade de computar tem sido considerada como uma habilidade básica, fundamental e essencial das pessoas [15].
Assumindo o princípio da natureza fundamental da atividade de computar, vários estudos têm sido propostos para entender o que significa e analisar as práticas dele derivados [5].
O termo Pensamento Computacional (CT) tem sido associado com estudos relatando experiências que analisam as vantagens educacionais do uso de ferramentas e conceitos computacionais para pensar em vários domínios do conhecimento. CT também tem sido associado com estudos não necessariamente voltados para a educação formal, mas para todas as pessoas, abrangendo ideias e ferramentas, tais como CS