Glicidios e Lipidios
Cn(H2O)n
Fórmula geral dos glicídios, na qual n refere-se ao número de átomos de carbono da cadeia principal.
Funções dos glicídios
Energética: São os mais importantes fornecedores de energia para os seres vivos, como as hexoses: glicose e frutose.
Estrutural: Nos vegetais os glicídios entram na constituição das paredes celulares, formadas basicamente por celulose, e nos fungos, por quitina, que é outro tipo de glicídio que também faz parte do esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes.
Reserva: Armazenam energia para os seres vivos. Nos vegetais o carboidrato de reserva energética é amido e nos animais, o glicogênio.
Genética: Os glicídios são componentes essenciais dos ácidos nucléicos, como as pentoses do RNA (ribose) e do DNA (desoxirribose).
Classificação dos glicídios
Monossacarídeos
Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (CH2O). O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exemplos de monossacarídeos é glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
Exe.:
Triose: Monossacarídeo com três átomos de carbono (C3H6O3)
Tetrose: Monossacarídeos com 4 átomos de carbono (C4H8O4)
Pentose: Monossacarídeos com 5 átomos de carbono (C5H10O5)
Hexoses: Monossacarídeos com 6 átomos de carbono (C6H12O6,).
Heptoses: Monossacarídeos com 7 átomos de carbono (C7H14O7)
Dissacarídeos
Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem, e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um