Artigo rapid application development
Marcos Rodolfo Vieira Lima
¹Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Caixa Postal 64.600-000 – Picos– PI – Brazil
²Departamento de Sistemas de Informação
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Picos, PI – Brazil
marcos_rodolforock@hotmail.com
Resumo. Este artigo tem como finalidade apresentar o Rapid Application Development, como um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias), destacando sua história, suas vantagens e desvantagens, e detalhando cada etapa do seu processo.
Abstract. This article aims to introduce the Rapid Application Development as a model of development process iterative and incremental software that emphasizes an extremely short development cycle (between days 60 and 90), highlighting its history, its advantages and disadvantages, and detailing each step of your process.
1. Introdução
O Rapid Application Development (Desenvolvimento Rápido de Aplicação) é uma metodologia de desenvolvimento de software que está concentrada na criação de aplicativos em um período de tempo curto, tradicionalmente com compromissos em usabilidade, características e / ou velocidade de execução. O termo descreve aplicações que podem estar prontas de 60-90 dias, originalmente planejado para descrever um processo de desenvolvimento que envolve a criação de protótipos de aplicação e desenvolvimento iterativo. James Martin registrou o termo em 1991 e tem substituído gradativamente o termo de prototipação rápida que já foi muito utilizada no passado.
O modelo em cascata é um dos principais representante dos modelos utilizados na década de 70, possuíam longos períodos de desenvolvimento e às vezes os requisitos do sistema se alteravam antes do fim do processo. Os desenvolvedores de software necessitavam de um modelo mais ágil que permitisse um tempo de desenvolvimento mais curto