Resumo - IDE + RAD
O RAD é uma metodologia de desenvolvimento de grande sucesso em ambientes proprietários. Embora as ferramentas RAD livres ainda sejam desconhecidas por grande parte dos desenvolvedores, a sua utilização está ganhando força pela comunidade de software livre.
A quantidade de ferramentas livres disponíveis para o desenvolvimento RAD aumentou nos últimos anos e mesmo assim uma parcela dos desenvolvedores tem se mostrado cética em relação a maturidade e funcionalidades disponíveis nestas ferramentas devido ao fato de elas não estarem presentes, por padrão, na maioria das distribuições mais utilizadas.
Além disso, elas não contam com o suporte de nenhum grande distribuidor e, ainda que sejam bem suportadas pela comunidade, este acaba sendo um empecilho para alguns desenvolvedores.
Outro foco para se utilizar no desenvolvimento RAD é a utilização de frameworks, onde esses estão disponíveis para desenvolvimento em linguagens como C e C++ sendo as mais utilizadas em ambientes baseados em software livre, embora estas linguagens não sejam tão produtivas para o desenvolvimento de aplicações rápidas.
1. Introdução
O RAD (Rapid Application Development) surgiu na década de 70, anos em que o desenvolvimento de aplicações demorava tanto que se tornava comum os requerimentos mudarem antes que a aplicação estivesse pronta. A formalização do RAD como prática de desenvolvimento se deu em 1991, com a publicação do livro “Rapid Application Development”, escrito por James Martin. Este livro era um refinamento dos conceitos de prototipação e desenvolvimento iterativo propostas no livro “A Spiral Model Of Software Development and Enhancement”. Uma vez que o RAD encoraja a participação do usuário no processo de análise e design, o produto final tende a ter custos menores de manutenção e menor tempo de desenvolvimento, em geral comprometendo a escalabilidade e o desempenho do sistema. As Ferramentas RAD estão o há muito tempo inseridas na principal plataforma de sistemas