Artigo QVT
Artigo sobre Qualidade de Vida no Trabalho
Bombeiros: um olhar sobre a Qualidade de Vida no Trabalho.
Segundo a pesquisa de Janine Kieling Monteiro e seu grupo a manifestação de Qualidade de Vida no Trabalho surgiu em 1950, na Inglaterra, a partir de então começou- e a falar sobre a abordagem de sistemas sociotécnica da Organização do trabalho tendo como equilíbrio a satisfação do trabalhador.
No contexto atual a Qualidade de Vida é de suma importância e tem sido de grande preocupação, visto que as empresas tem se preocupado cada vez mais com o bem estar de seus colaboradores, visando a competitividade e o alcance do mercado globalizado.
A Qualidade de Vida pode ser definida como uma forma de pensamento, envolvendo pessoas, trabalhos e organizações, além disso a QVT preocupa- se também com o estresse e a forma de se impedir o mesmo, de procurar a satisfação com o trabalho, dar importância ao bem estar psicológico e a necessidade de garantir esse bem estar.
Buscar possibilidades concretas de trabalho e compreensão com as pessoas, preenchendo suas expectativas, necessidades e desejos.
Segundo a pesquisa, foram entrevistados alguns bombeiros e nesse ambiente os entrevistados relataram que ser bombeiros é ajudar a resolver problemas, “fazendo o bem, sem olhar a quem”, e esforçar- se para atender as expectativas da comunidade, tendo que ser um herói.
Sobre o reconhecimento alguns dizem que são reconhecidos pelo trabalho que executam, enquanto outros não se sentem valorizados ou se incomodam quando o reconhecimento não é para a equipe e sim para o comando.
Já em relação á comunidade os bombeiros dizem que são reconhecidos pelo trabalho que efetuam e que há uma grande aprovação, mas em alguns casos existe a insatisfação e eles acabam por serem responsabilizados por questões que estão fora de seu alcance, como o trânsito, falta de materiais, etc...
Em relação á valorização interna foi evidenciada a decadência da