Artigo práticas
O objetivo é uma compreensão detalhada das crenças, atitudes, valores e motivações, em relação aos comportamentos das pessoas em contextos sociais específicos. A compreensão dos mundos da vida dos entrevistados e de grupos sociais é a condição sine qua non da entrevista qualitativa (GASKELL, 2002, p.65).
Utilizamos a técnica de entrevista do tipo semi-aberta ou semi-estruturada que se caracteriza por ser um modelo de entrevista que tem origem em uma matriz, um roteiro de questões-guia que Duarte e Barros(2008), afirmam proporcionar cobertura ao interesse de pesquisa. Dentre as vantagens desta técnica está o fato de que, a lista de questões-chaves pode ser adaptada e alterada no decorrer das entrevistas. Por isso, é natural o pesquisador começar com um roteiro e terminar com outro, um pouco diferente, conforme explica Duarte e Barros (2008).
Neste estudo serão explanados assuntos como: formação profissional, escolha da área de atuação, atuação do psicólogo na escola, trabalho da aresta cognitiva em sala de aula, desafios encontrados na profissão, dentre outros.
As entrevistas foram realizadas com profissional da área e com um estudante de psicologia em semestre avançado, através de questionários similares, onde dividimos em dois grupos: o da profissional de psicologia e o grupo da estudante de psicologia. Quanto ao primeiro, foi ouvida uma profissional do sexo feminino que atua na área escolar, utilizando a abordagem psicanalista, e a estudante de psicologia faz uso da abordagem humanista, da A.C.P. A primeira será intitulada como psicóloga e a estudante, com esse mesmo termo a fim de preservar suas identidades. A profissional foi escolhida devida o nosso interesse de conhecer mais a fundo a abordagem escolar, e