Artigo sobre planejamento como pratica gerencial
Departamento de Administração Geral
Docente: José Carlos Vicente
Discentes: Leandro Fantin Queiroz e Gustavo Vilas Novas
5º Semestre
Artigo sobre Planejamento como pratica gerencial
Em qualquer contexto de gestão administrativa é indispensável à utilização de ferramentas gerenciais, pois, além de prevenir possíveis desacertos, essas ferramentas demonstram o caminho que a empresa deve seguir na tomada de decisão que proporcionará uma maior eficácia podendo chegar ao nível máximo de eficiência num processo.
No processo de gestão empresarial torna-se quase vital a utilização de uma ferramenta gerencial eficiente, em particular o uso de planejamento estratégico. Um dos graves problemas gerenciais é não desenvolver um plano capaz de sanar as deficiências geradas nas tomadas de decisão inviável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança.
Os conceitos e as evoluções que sofreram o planejamento deve-se adotar como objeto de estudo, conhecer como surgiu essa forma de analisar as ações futuras. As antigas civilizações do Egito, Mesopotâmia e Assíria,
“testemunharam a existência, em épocas remotas, de dirigentes capazes de planejar e guiar os esforços de milhares de trabalhadores em monumentais obras que perduram até os nossos dias”. (CHIAVENATO, 2000, p.22).
A utilização do planejamento existe desde os primórdios da administração. Para Faria (1997) a construção das pirâmides egípcias é uma prova concreta dessa afirmação, o planejamento é considerado uma função administrativa primordial. “Henry Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em mostrar um aumento na eficiência da empresa por meio de sua organização e pela aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas”. (CHIAVENATO, 1993, p. 103). Chiavenato (1993) diz que Fayol estabeleceu seis funções da empresa: a) Funções