Trabado da Pós
Gerenciais na Educação Superior Privada”
Por Maria Elena Medeiros Marcos
Pós Graduanda em Gestão Empresarial: Recursos Humanos
FUCAP – Faculdade Capivari
09/10/2013
Introdução
O artigo analisado tratada das práticas gerenciais das Instituições de Ensino
Superior do segmento privado. Contextualiza os métodos gerenciais, as leis regulamentadores e os órgãos responsáveis pela qualidade do ensino superior. O artigo demonstra o cenário da educação superior brasileira através de informações recolhidas pelo INEP, bem como as funções administrativas e as bases estruturantes das práticas de planejamentos pelas Instituições de Ensino Superior.
Resenha
Com a expansão do segmento privado no ensino superior brasileiro, onde a contribuição da livre iniciativa é força motriz, requer métodos e planejamentos para que sejam atingidos os objetivos propostos em seus documentos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 209, expõe os direcionamentos vinculados à oferta do ensino superior, a Lei 10.861/04 foi à responsável pela instituição da Avaliação do Ensino Superior, e neste contexto institui-se o Sistema Nacional da Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
Ainda
contextualizando
no
cenário
legal,
a
Lei
10.861/04
foi
regulamentada pelo Decreto nº. 5.773/06 que consolidou um novo modelo em que os aspectos gerenciais passam a ser relevantes á construção de uma realidade sustentável as Instituições de Ensino Superior.
Já se tratando do cenário da educação superior, através de informações coletadas pelo INEP, se tem as seguintes conclusões: que de 2.314 Instituições de
Ensino Superior existentes no Brasil, 89,4% são privadas. E que do total das matriculas em graduação presencial no ano de 2009, 74,6% ocorreram em instituições privadas.
Já no foco n o tema principal do artigo, os autores falam das bases estruturantes das práticas de planejamento