Artigo sobre a prática de ácidos e bases
Fabrício Conceição da Silva (Engenharia Mecânica/UNIFACS, fabricio.cdsilva@gmail.com), Jeferson Santos Sousa (Engenharia Mecânica/UNIFACS, jefersonsousa2007@hotmail.com), Maria Ludmila Paixão Ferreira (Engenharia Mecânica/UNIFACS, ludmilapaixao96@hotmail.com), Paulo dos Santos Gomes (Engenharia Mecânica/UNIFACS, paullogomes18@hotmail.com), Jefferson Rodrigues Ribeiro da Silva (Engenharia Mecânica/UNIFACS, jeffersonrrs@hotmail.com)
Orientador: Rafael Moreira Siqueira (UNIFACS,rafael.siqueira@pro.unifacs.br)
Palavras Chave: Ácidos, bases, pH, indicadores. Resumo
Identificar uma solução ácida ou básica através de indicadores, caracterizar, através de experimentos, as soluções de ácido clorídrico, ácido nítrico e hidróxido de sódio com os indicadores fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol, observar a ação dos ácidos clorídrico e nítrico, sobre grãos de cobre e zinco ambos metálicos, do carbonato de sódio e hidróxido de sódio e medir o pH das soluções trabalhadas.
Introdução
É notável que as soluções ácidas e básicas apresentem diferentes níveis de acidez e alcalinidade e sendo assim à medida que é usada para indicar com precisão esses diferentes níveis é a escala de pH que vai determinar a concentração de H+ numa solução. É importante salientar que quanto maior for essa concentração, a solução será mais ácida. A escala de pH possui uma variação de 0 a 14 sendo assim, uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7, ela será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7 e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores que são acima de 7 são básicas e quanto maior esse valor, mais básica serão.
Com certo tempo começou-se a se utilizar para saber se uma solução é ácida ou básica, corantes que indicavam isso através da cor. Esses são chamados de indicadores ácido-base que apresentam a capacidade de mudança de cor quando se está na presença