Artigo pronto hosana
Aldrey Francielli Marcacini Macedo
Claudia Araújo da Silva
Hosana Alves de Oliveira Conejo1
RESUMO: Este artigo trata sobre a distribuição de medicamentos pelos programas da saúde da família e os benefícios à população. Assim, objetiva-se investigar se os medicamentos padrão dos PSFs são distribuídos de forma adequada à população cacerense e os cuidados com os prazos de validade; conhecer o papel do profissional responsável pelos medicamentos nos PSFs; identificar a demanda dos pacientes por tratamentos específicos, como diabetes, hipertensão e hanseníase; verificar como os pacientes recebem seus medicamentos nos PSFs; analisar como é realizado o controle de medicamentos nos PSFs; levantar informações sobre os medicamentos distribuídos à população; conhecer as causas da falta de medicamentos no PSF. A metodologia de pesquisa é qualitativa por meio da qual se aplicou questionário com perguntas abertas a duas enfermeiras padrão que atuam em dois PSFs da cidade de Cáceres-MT. O estudo tem por base as contribuições teóricas de Sociologia da Saúde, Manual de Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil. O estudo está fundamentado em autores como Marco Túlio Zanchi e Paulo Luiz Zugno (2012), Juan Stuardo Yaslle Rocha (2012), entre outros. O estudo visa contribuir com reflexões acerca da distribuição de medicamentos nos PSFs.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde. Família. Economia.
1. Introdução
Os gastos em saúde e educação não são meras despesas de consumo, devendo ser reconhecidos como formas de investimento voltado ao capital humano (ZANCHI & ZUGNO, 2012, p. 187).
Diante do estudo no Curso de Farmácia, enquanto acadêmicas nos deparamos com várias pessoas moradoras da cidade de Cáceres-MT reclamando pela falta de medicamentos nos Postos de Programa de Saúde da Família (doravante PSF) e com notícias televisivas de que há remédios vencidos sendo jogados fora. Desta maneira resolvemos