Resumo LARA An lise Textual Aulas 1 2 3 4 5
Aula 1- Língua, linguagem e variação lingüística
1) O que deve ser abordado na AULA 1?
2) O que é a linguagem e por qual motivo ela tão importante? 3 )Como você pode definir a língua?
4 )Por que há diferença entre a linguagem formal e a informal?
5) Quando se pode empregar a linguagem informal e quando somente a formal?
6) Por que a modalidade escrita se difere da fala?
Você não precisa responder uma questão por vez, isoladamente. A fim de que haja um bom aproveitamento na disciplina, responda as questões , junte as respostas e elabore um parágrafo. Dessa forma, fugirá daquele velho desejo, todavia errado de estudar, ou seja, decorar todas as respostas para a prova. Ao criar o seu texto, você já começa adquirir autonomia linguística, por meio da produção textual. Não se assuste, pois não é impossível, trata-se apenas de uma situação nova
A língua corresponde a um conjunto de palavras ou de expressões que apresentam regras próprias, determinadas através da história social e cultural de um determinado povo; desta forma, a língua evolui historicamente fazendo parte do patrimônio sócio-cultural de todos daquela sociedade.
Diferente da linguagem, que é um meio utilizado pelas pessoas para se comunicarem e interagirem entre si. Há dois tipos de linguagem:
A linguagem não formal é utilizada quando se possui uma certa familiaridade, tem o aspecto demarcado pelas situações cotidianas de comunicação. Já a linguagem formal é falada ou escrita de acordo com todas as normas gramaticais da língua.
As variações lingüísticas caracterizam-se por dar um caráter mais dinâmico a linguagem, inserindo em seu contexto um pouco da história e cultura do povo que a fala. Um exemplo claro são as mudanças das palavras ao longo do tempo.
.
Aula 2- Adequação vocabular, variação lingüística, texto e hipertexto Vamos prosseguir?
O que deve ser abordado na AULA 2 ?
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Como se pode definir a variação linguística?
A Variação Linguista nessa