Artigo Prof
Orientador: Roberto Martins da Silveira
Acadêmicos: Angelo do Amaral Brasil
Diego Rafael
Eduardo Pelegrino
Luiz Henrique
Josmar da Rosa
Thiago Torres
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de contribuir com o campo de estudos sobre Inteligência Competitiva (IC) por meio da apresentação, teorização e reflexão de alguns dos principais conceitos sobre o tema. Para alcançar o objetivo proposto, parte-se inicialmente para a contextualização da importância das informações ambientais no gerenciamento estratégico das organizações. Posteriormente, serão apresentadas as origens e algumas definições sobre IC. E, finalmente, serão apresentados o ciclo de IC, bem como, algumas reflexões e considerações finais sobre o assunto.
Palavras Chave: Inteligência Competitiva; Estratégia Competitiva; Gestão estratégica da Informação.
Introdução
As empresas modernas estão fundamentadas, cada vez mais, na informação e no conhecimento. Elas se comportam como se buscassem, desesperadamente, adaptarem-se aos novos tempos - tempos de ascensão de um diferente sistema de criação de riquezas, baseado mais na informação e no conhecimento humano. Drucker (1993) salientou que as organizações bem sucedidas trabalham a informação e o conhecimento como um capital de valor estratégico.
Os assuntos referentes à informação estratégica e ao monitoramento do ambiente externo e concorrencial são encontrados na bibliografia designados genericamente por “Inteligência competitiva” (competitive intelligence), termo utilizado por autores americanos e “vigília estratégica” (veille stratégique), termo utilizado por autores franceses. No âmbito deste trabalho, ambos os termos serão utilizados como sinônimos.
A investigação realizada neste ensaio fundamenta-se teoricamente nas áreas de estratégia organizacional e sistemas de informação, mais especificamente, abordando o tema inteligência competitiva (IC). Buscou-se na bibliografia vários autores que se