Artigo De Drenagem Urbana Do Prof Tutti
Elementos para o controle da drenagem urbana
Carlos E. M. Tucci
Instituto de Pesquisas Hidráulicas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 PORTO ALEGRE, RS Tucci@if.ufrgs.br
Resumo: O desenvolvimento urbano produz aumento da vazão durante o escoamento pluvial devido a impermeabilização das superfícies e a canalização do escoamento. O controle deste impacto para as áreas de jusante necessita ser realizado na fonte para futuros desenvolvimentos na cidade, evitando-se impactos e conflitos. Este controle pode ser realizado a nível de lote quando já ocorreu desmembramento dos mesmos ou a nível de loteamento quando a proposta de empreendimento se refere a um novo loteamento.
O principal critério de controle é o de limitar a vazão de saída dos novos empreendimentos a vazão anterior ao seu desenvolvimento. Desta forma, as novas construções não ampliariam para jusante o efeito da sua ocupação. Para que isto ocorra é necessário que a legislação municipal e/sua regulamentação através de decreto preveja este dispositivo para que o município possa exigir dos novos proprietário este controle.
As medidas legais dentro do município devem ser simples objetivas, viáveis e de fácil fiscalização para que sejam obedecidas. Neste artigo são apresentados critérios utilizados para estas definições da vazão e volume de controle em áreas urbanas e, em específico na cidade de Porto Alegre. Os critérios propostos estabelecem os limites, a forma de obtê-los na prática, as bases de projeto e o elementos legal proposto.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento urbano através de superfícies impermeáveis e canalização do escoamento pluvial aumenta de forma significativa o escoamento superficial. O somatório deste aumento produz inundações freqüentes nas áreas de jusante dos riachos urbanos e ao longo de grande parte da rede de drenagem.
Para resolver este tipo de problema o poder público tem investido somas consideráveis de
recursos