Artigo - Processo de Abertura de Capital da Empresa
RESUMO
O Contexto atual da economia brasileira é de crescimento. As produções de riqueza vêm crescendo nos últimos anos, e com isso, as empresas brasileiras têm se desenvolvido da mesma forma. Para financiar este desenvolvimento, as empresas buscam alternativas de financiamento não convencionais, como o mercado de capitais. Este mercado tem amadurecido muito nos últimos anos, o que tem proporcionado a emissão de ações por parte de pequenas, médias e grandes empresas. Para estas empresas, inúmeras são as vantagens proporcionadas, porém, são muitas as dificuldades do processo de preparação para acessar a este mercado, principalmente pelo pouco preparo destas empresas para atender níveis elevados de governança corporativa. O objetivo, então, é proporcionar um estudo de caso para conhecer e analisar melhor o processo de preparação para emitir ações de suas empresas em bolsa, apresentando as vantagens e desvantagens, e o processo para que obtenham sucesso com a abertura de capital. Conclui-se que vários são os preparos para a abertura de capital da empresa, e que o desafio é justamente preparar-se, para criar diferencial competitivo frente à concorrência.
Palavras-chave: abertura de capital, bolsa de valores, oferta pública.
1 INTRODUÇÃO
O Ambiente econômico atual, tanto brasileiro como mundial, tem se mostrado favorável para o desenvolvimento dos negócios. Em função deste crescimento, as empresas brasileiras têm demandado cada vez mais um maior volume de recursos, buscando financiar seu desenvolvimento.
Dentre as inúmeras alternativas disponíveis, encontra-se a abertura de capital da companhia, através da oferta pública de ações na bolsa de valores. Para ter ações negociadas em bolsa, as empresas precisam abrir o capital, e a legislação define como “Companhia Aberta” aquela que pode ter os valores mobiliários de sua emissão negociados de forma pública, normalmente em bolsa de valores. Para que a