analise de invetimento
OS IMPACTOS E PROCESSOS Alan Evangelista1
Rodrigo Roberto Friedrich2
Orientador específico: Profº Ms. Eliel de Barros* Orientadora metodológica: Profª Esp. Elaine Alves Testoni*
RESUMO
O presente artigo teve por objetivo demonstrar os processos e os recursos de uma empresa ao abrir seu capital desde a subscrição na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), até a liquidação financeira das ações, através da oferta pública inicial de ações ou IPO (sigla em inglês), tema que no decorrer dos últimos anos passou a ganhar espaço no noticiário econômico, devido à economia brasileira estar aquecida.Foram citados as três maiores empresas da história do IPO e relatar o volume financeiro que cada empresa arrecadou ao abrir seu capital, além disto, o trabalho apresenta diversas empresas de diferentes setores que negociam suas ações na bolsa de valores.
Palavras–chave: Abertura de Mercado de Capital. Oferta pública inicial. Intermediário Financeiro. CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Recursos.
1 INTRODUÇÃO
As evoluções do mercado acionário brasileiro no decorrer dos últimos anos e a economia aquecida no país estão despertando interesse nas empresas brasileiras que consequentemente estão abrindo seu capital através da oferta pública inicial ou IPO (sigla em inglês), segundo dados da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no período que abrange de 2000 a 2009 o volume financeiro captado pelas empresas que lançaram ações no mercado atingiu o patamar de R$ 49.580.101.947,81.
O artigo procurou demonstrar os processos e os recursos que a empresa tem ao abrir seu capital.
Atualmente, o mercado esta muito competitivo, com isto as empresas que desejam ser bem sucedidas encontram inúmeros obstáculos, tais como, um mercado consumidor exigente e disposto a procurar sempre pelo melhor afeto, competição feroz e crescente, valores de mercado, dificuldades para alavancar recursos para investimentos de novos projetos e capital de giro.
Este contexto