Artigo Pos Sindrome De Down
ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA
ADENISE ROSA CUNHA
GÉSSICA MARIA LIMA COMINOTI
aTENÇÃO FARMACÊUTICA EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
AIMORÉS
2013
Adenise Rosa Cunha¹
Géssica Maria Lima Cominoti¹
Ricardo Loss²
Resumo
A Síndrome de Down ou trissomia do 21 é a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. A presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e retardamento no desenvolvimento. Esse artigo objetiva discutir e revisar sobre os avanços e perspectivas relacionados à Síndrome de Down, identificar aspectos que possam melhorar a qualidade de vida destes pacientes, e como a intervenção de uma atenção farmacêutica poderá contribuir para melhoria dos tratamentos.
Existem inúmeras alterações devido ao excesso do material genético do cromossomo 21, entre elas hipersensibilidades medicamentosas, devido algumas carências enzimáticas. Até o momento, não existe um tratamento específico para SD, com a finalidade de reverter a trissomia do cromossomo 21. O Farmacêutico possui papel excepcional no tratamento dessas pessoas, pois, este profissional contribui para uma farmacoterapia eficaz, evitando interações e algumas reações indesejáveis de certos medicamentos. Com o rápido avanço da ciência e a busca incansável de técnicas de diagnóstico e tratamento, estes pacientes se beneficiam, obtendo uma melhora de vida e, consequentemente, a longevidade.
Palavras-Chave: Síndrome de Down - Atenção Farmacêutica- Inclusão Social
______________________________________________________________________
¹ Alunas do curso de Especialização em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés-FUPAC.
² Professor e orientador . Coordenação Acadêmica