Introdu O Oxido Redu O
A volumétria de análise que utiliza reações do tipo oxidação-redução depende dos potenciais de semi-reações ocorridas no processo.
A Principal característica das reações de óxido-redução é a transferência de elétrons (variação do nox das substâncias envolvidas).Uma delas cede elétrons e se oxida (chamado agente redutor), enquanto que a outra receberá os elétrons cedidos e se reduz (por isso chamado de oxidante).
Oxidação: Perda de elétrons (Ocorre com o agente redutor que vai para um estado de oxidação maior).
Redução: Ganho de elétrons (Ocorre com o agente oxidante que vai para um estado de oxidação menor).
Os agentes oxidantes e redutores devem estar estáveis no solvente utilizado e a substância a ser determinada deve ser colocada sob um determinado estado de oxidação, definido e estável, antes da titulação ser iniciada.
A volumetria de oxirredução se utiliza de indicadores que mudam de cor em função do estado oxidado ou reduzido em que se encontram, são também substâncias oxidantes ou redutoras que se reduzem ou oxidam diante do sistema oxidante redutor principal no qual vão atuar como indicadores do ponto final da titulação.
Além dos indicadores há outros métodos específicos para as volumetrias de óxido-redução, a permanganimetria e tiossulfatometria, com funcionamento diferenciado.
A permanganometria, que faz uso do permanganato de potássio como reagente volumétrico, sendo o permanganato de potássio um poderoso agente oxidante, para determinar substâncias oxidáveis por esse reagente, em meio ácido,neutro ou alcalino.em geral, o próprio permanganato serve como indicador nessas titulações,por ter cor violeta na forma oxidada (MnO-4) e na sua forma reduzida ser praticamente incolor.
A tiossulfatometria ou iodometria fundamenta-se naoxirredução de tiossulfato por iodo. O excesso de iodeto junta-se a um sistema contendo a amostra a ser analisada, um oxidante: forma-se iodo, em quantidade equivalente à da amostra; esse iodo é titulado em