Inclus O De Pessoas Com S Ndrome De Down
Inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho
Priscilla Vieira Leite
Graduada em psicologia, pós-graduada em gestão estratégica de pessoas pela Universidade Fumec. Discente de pós-graduação – Universidade Fumec – Belo Horizonte, MG.
E-mail: pvieiraleite@yahoo.com.br
Cacilda Nacur Lorentz
Graduada em psicologia, pós-graduada em gestão estratégica de pessoas, mestre em administração, doutoranda em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de graduação e pós-graduação. Universidade Fumec – Belo Horizonte, MG.
E- mail: cacilda.lorentz@gmail.com
Resumo
Historicamente as pessoas com deficiência foram segregadas e excluídas do mercado de trabalho. A inserção das pessoas com deficiências no contexto de trabalho é recente e alcança gradativo destaque no contexto brasileiro após a criação da Lei de nº 8213/1991. Todavia, os tipos de deficiências são diversos, assim como as consequências que essas acarretam para o indivíduo. Na perspectiva organizacional, a inclusão de pessoas com deficiência no contexto laboral apresenta algumas dificuldades, e percebe-se o agravamento da percepção de dificuldade quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, como é o caso da Síndrome de Down (SD), cujos portadores não raramente são considerados incapazes para o trabalho e preteridos nos processos de contratação. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de inclusão de pessoas com Síndrome de Down (SD) no mercado de trabalho, identificar as atividades laborais nas quais atuam e os aspectos que facilitam ou dificultam o processo de inclusão. Utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória e do tipo estudo de caso. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se que é possível realizar um processo de inclusão de pessoas com SD, com resultados satisfatórios em termos de adaptação e desempenho.
Palavras-chave
Síndrome de Down. Inclusão. Mercado de trabalho.
Inclusion of people with Down