Artigo pilha
Publicado em 14 de agosto de 2011
Estrutura de dados
O que são?
Uma estrutura de dados é uma forma de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados de modo eficiente.
Temos diferentes tipos de estruturas de dados que se adéquam a cada aplicação e algumas dessas estruturas são destinadas a tarefas específicas e altamente especializadas.
Levando em consideração que algoritmos e estruturas de dados são temas fundamentais em computação, também que os algoritmos manipulam dados, e que quando estes dados estão organizados de forma coerente caracterizam uma estrutura de dados. O que difere uma estrutura da outra é a sua organização e a manipulação de seus dados.
A escolha de uma estrutura de dados apropriada pode tornar um problema complicado em um de solução relativamente simples. O estudo das estruturas de dados está em constante desenvolvimento (assim como o de algoritmos), mas, apesar disso, existem certas estruturas clássicas que se comportam como padrões.
Estruturas de dados clássicas
Vetores (arrays): estrutura linear e estática e é recomendada em casos em que os dados armazenados terão pouca ou nenhuma atualização ao correr do tempo.
Lista: estrutura linear e dinâmica e pode ser ligada, onde o ultimo elemento não aponta para nenhum outro dado, ou encadeada, onde o ultimo elemento aponta para o primeiro da lista.
Fila: tem sua estrutura baseada no principio FIFO (first in, first out), ou seja, os primeiros elementos inseridos nessa estrutura são os primeiros a serem removidos (processados).
Pilha: As pilhas são estruturas baseadas no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos por último na pilha serão os primeiros a serem removidos.
Árvores: a estrutura em arvore possibilita que cada elemento esteja associado com um ou mais elementos.
Árvores binárias: a árvore binária permite que cada nó tenha no máximo dois filhos e é muito