Gestao de talentos
Exercer a autoridade pode ser suficiente em épocas de estabilidade, mas para um ambiente em constante transformação, quando mudam as regras que determinam estruturas, valores, normas, processos e sistemas é preciso haver liderança. E no exercício de um poder justo, o líder autêntico cria estratégias, determina a direção que a empresa deve seguir para alcançar um conjunto de metas e faz com que seus colaboradores o sigam por estarem convencidos da validade de suas idéias. É importante ter paixão e entusiasmo, que impulsionam os líderes, que os motivam a investir o tempo e esforços necessários para criar a visão e depois transmiti-la para ajudar a inspirar outras pessoas. Foi isso que mostrou o Sr Paulo Francisco de Siqueira, profissional com mais de 37 anos de carreira profissional em cargos de liderança, em sua maior parte dentro da multinacional Cargill, onde participou de criações de várias equipes multidisciplinares, tendo em seu currículo, passagens internacionais importantes, principalmente quando necessitou formar uma equipe multidisciplinar e com sucesso acabou tornando esta equipe valorizada a outros membros e inclusive a outros países.
Em seu papel mais importante hoje, o líder eficaz é aquele capaz de criar condições para o florescimento da liderança em outros, identificando e cultivando líderes potenciais em todos os níveis. Isto porque as grandes empresas estão se decompondo em unidades menores de negócios para se tornarem mais competitivas.
Enfrentar riscos, ter persistência para alcançar resultados desafiadores, ter coragem, ser ético, construir novos valores de gestão, fazer com que as pessoas se desenvolvam, ajudar as pessoas a encararem a realidade e mobilizá-las para que façam mudanças, são as responsabilidades do líder hoje, que ultrapassa tudo o que se falou e esperou dos líderes do passado.
O líder como gestor de pessoas
O grande desafio do líder na atualidade será integrar e fazer interagir harmoniosamente as funções do