Artigo Notebook
Charles Santos da Rosa.1
RESUMO
O presente artigo pretende descrever previamente o funcionamento de um notebook, descrever seus componentes enfocando aqueles que são principais. Orientando o leitor para uma possível compra deste que já é um dos equipamentos mais vendidos na atualidade.
Palavras-chave: notebook, desktop, desktop replacements, laptop, on-board, off-board.
1 INTRODUÇÃO
A cada dia que passa o mundo da informática fica mais portátil, nesse contexto o notebook aparece como o mais complexo dos portáteis. Sendo assim, os preços baixaram, as opções aumentaram, e é claro, a demanda também aumentou. Desde modelos simples, passando pelos ultra portáteis, até os desktop replacements, ou seja, substitutos do desktop, todos encontram o seu tipo de consumidor. Tanto nas lojas de eletrodomésticos como no jornal ou na Internet, as ofertas brotam num ritmo alucinante.
A maioria vai passar 95% do seu tempo de uso com as atividades mais comuns
(navegação na Internet, edição de texto, e-mail e assistir filmes), enquanto outros usarão como ferramenta de desenvolvimento de softwares, publicações ou mesmo jogos avançados.
Não causa surpresa que grande parte dos cidadãos que procura por um laptop não faça a mínima idéia de seu funcionamento, já que se trata de um artigo com certo refino tecnológico. Desinteresse, falta de cultura e ainda a complexidade do produto explicam o fato das pessoas se limitarem a usar o equipamento; além disso, os computadores evoluem muito rapidamente. Tal falta de conhecimento pode causar frustração ao consumidor, pois sua necessidade pode não ser atendida. Sobretudo, quando ele torna-se refém das informações do vendedor, que em geral sabe tudo de vendas, porém, muito pouco do produto a ser vendido.
Desde o consumidor menos exigente que utilizará o computador para digitação de textos, planilhas e acesso a internet, até o mais inveterado jogador, todos encontram