Artigo Marina
Este trabalho tem como objetivo identificar qual é a percepção dos auditados em relação à auditoria interna. Para isso, realizou-se um estudo de caso no departamento de contabilidade de uma empresa de energia elétrica onde foram coletados dados junto a 15 colaboradores que se relacionam diretamente com a auditoria interna. A evolução da auditoria interna ocorreu paralelamente ao desenvolvimento das organizações e buscando se adaptar, a auditoria teve seus conceitos e funções modificados ao longo do tempo. A evolução é percebida pelos entrevistados os quais associam os benefícios da auditoria ao seu significado contemporâneo. Entretanto, se observa que ela ainda guarda relação com objetivos fixados em épocas passadas. Além disso, a auditoria interna na percepção dos auditados contribui para gerar valor à organização e atua de modo profissional e independente.
Palavras-chave: controle, Auditoria Interna, procedimentos de auditoria
1 INTRODUÇÃO
A separação entre propriedade e gestão conduziu as organizações a um processo de descentralização do poder de decisão. Como consequência, a organização precisou criar instrumentos de monitoramento e incentivo que orientassem os tomadores de decisão a agirem em benefício da organização e não favoráveis a si mesmos. Os instrumentos incluem sistemas de controle interno, orçamentos, conselho de administração, auditoria independente e auditoria interna.
A auditoria interna pode reduzir o conflito de interesses entre o proprietário e o administrador e entre administrador e subordinados uma vez que limita as ações dos indivíduos através da verificação do cumprimento das obrigações, da análise da efetividade dos controles e da proposição de melhorias (LÉLIS E MARIO, 2007).
A auditoria interna passou por estágios evolutivos tendo sido concebida como instrumento de monitoramento voltado para o registro contábil com um enfoque na detecção de fraudes. Em um segundo momento a auditoria evoluiu para a verificação de controles