Os Recursos de Enfrentamento do Paciente Oncológico na Unidade de Internação
Hortência Maia Silveira2
Cristina Aves Lins3
Resumo
Este artigo apresenta relatos de casos clínicos comentados por autores da área de Psicologia Hospitalar. Casos que foram construídos na Unidade de Internação de um hospital particular da cidade de Belém – PA. Com os atendimentos objetivou-se contribuir para um processo de hospitalização minimamente satisfatório para os pacientes, apesar dos estímulos aversivos ambientais e biológicos que compõem esse quadro de internação, além de reforçar os recursos de enfrentamento apresentados pelos pacientes. Observou-se que os pacientes apresentaram repertórios diferenciados de enfrentamento ao adoecimento e hospitalização, contribuindo para o desenvolvimento, por parte da estagiária, de atuação diversificadas, atendendo as demandas dos sujeitos.
Palavras-chave: Recursos de enfrentamento. Psicologia hospitalar. Casos clínicos. Paciente oncológico.
1- Artigo realizado como requisito parcial para a obtenção de pontuação da 2ª Nota Intervalar da disciplina estágio supervisionado em Psicologia da Saúde II, do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia.
2- Aluna do 10º semestre de Psicologia
3- Orientadora da disciplina e do artigo.
O artigo se desenvolve com base na experiência de estágio no setor de Psicologia em um hospital particular da cidade de Belém. O estágio ocorreu na Unidade de Internação da instituição. Atualmente, o trabalho do psicólogo nesta unidade é desenvolvido, principalmente, através solicitações realizadas pela equipe de saúde multiprofissional, onde os profissionais identificam uma demanda para atendimento psicológico, realizam a solicitação ao serviço e um integrante da equipe da Psicologia, dentre estagiários e funcionários, se desloca até o local para investigação da demanda e continuação ou não do atendimento. Dentre as solicitações, merece destaque o paciente oncológico, que