Artigo Marcia Vs
DESENVOLVIMENTO DA MOTIVAÇÃO DO TRABALHO
Márcia da Silva e Silva1
Orlem Pinheiro de Lima2
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de identificar os fatores que motivam os colaboradores das empresas para o trabalho, buscou-se fundamentos teóricos com base em estudos e pesquisas de vários autores dessa área. Foram pesquisados o grau de correlação entre a prática profissional dos colaboradores com as teorias da motivação, destacando-se as de Maslow que expõe a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas; Herzberg com a
Teoria dos dois Fatores (satisfação no trabalho e insatisfação); Lickert com a Teoria dos
Sistemas que dá ênfase a aspectos como: liderança, processo de grupo, comunicação e influência; MacClelland que destaca três categorias de motivos sendo: realização, poder e afiliação, e ainda, Douglas McGregor que trabalha a Teoria X e Teoria Y, a fim de explicar a motivação para o trabalho. As empresas buscam técnicas, no sentido de envolver, comprometer e principalmente motivar os seus recursos humanos para obter o sucesso das organizações. A motivação precisa ser positivamente estimulada, a fim de liberar todo o potencial das pessoas que compõem a organização, e em conseqüência, maximizar a eficácia de ambas. Na conclusão sistematizamos nossos argumentos de como, o desenvolvimento da motivação do trabalho, o homem tem sido esquecido em favor da ciência, da técnica, da sociedade e das organizações formais.
Palavras- chave: Motivação; Teorias; Trabalho.
INTRODUÇÃO
Os recursos humanos constituem os recursos fundamentais de qualquer empresa, seja esta industrial, comercial, prestadora de serviços do setor público ou privado, portanto, devem receber da mesma a maior importância. Entretanto, raras são as empresas que se dão conta dos riscos acarretados pela vulnerabilidade dos seus ativos humanos, visto que os sistemas contábeis não captam os ganhos ou prejuízos decorrentes do maior ou menor grau de satisfação das pessoas no trabalho.
A desmotivação para o