Os Inimigos De S Crates Acusavam
Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo. Explique. Em seguida, imagine quem seria seriam, hoje, os inimigos de Sócrates?
A intenção de Sócrates era puramente filosófica: desconstruir as ideias-feitas acerca das experiências pessoais e socialmente construídas como verdades. Como a Filosofia não se dissociava do educar, da "escola" - e aí se educava a nova geração - a juventude era o principal alvo, isto é, público da filosofia, por isso a acusação de "corromper a juventude". Somente na Grécia as leis não eram advindas dos deuses, mas criadas pelo próprio homem, por isso criar a lei era questão honrosa que requeria discussões filosófica, mas o mais intrigante era que, sabendo Sócrates que a lei era criada pelos homens e não pelos deuses, ele em respeito as leis (que proporcionavam a ordem e manutenção do desejável para a pólis), bebeu da cicuta, isto é, por obediência a tais leis.
Quem seria seriam, hoje, os inimigos de Sócrates?
A classe hegemônica que detém o poder sobre as verdades instituídas e estatuídas. Sócrates estava construído um campo de luta por equilíbrio de poder de ser e estar no mundo e das representações sociais e de sentido das coisas e dos seres nos espaços da pólis. a classe hegemônica de ontem e de hoje luta contra isso. eles constroem os significados das coisas e perpetuam através dos seus discursos e dos espaços e chancelas que permitem o discurso.
recomendação: se vc estiver em um nível avançado de reflexão "político-filosófico" (que é do que se trata a sua pergunta) leia Foucault: "hermenêutica do sujeito" e o introdutório "Microfísica do poder", se estiver cursando os primeiros períodos de filosofia ou outro cursos universitário dá uma lida no manifesto comunista de marx-engels da ed. boitempo. Altusser: Aparelhos ideológicos do estado e em uma boa introdução à história da filosofia e introdução à filosofia - que são duas coisas diferentes. se