NR 21
Nas últimas décadas o planeta tem passado por grandes mudanças climáticas, causando alterações em suas estações, tornando temperaturas extremas e em fora de época. O frio se torna intenso e muito rapidamente a temperatura se eleva em grande escala. Inclusive em 2012 foram registradas as temperaturas mais extremas da história da medição.
A pior delas é o calor que pode provocar o câncer de pele que é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.
Há diversas maneiras de se prevenir o câncer de pele, a principal forma de prevenção é a redução da exposição solar, pois evita danos à pele.
Proteja sua pele do sol sempre que puder use chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças.
Ainda execute esses cuidados:
• Tente evitar exposição entre as 10 e as 16 horas, quando o sol é mais forte.
• Use protetor solar com FPS mínimo de 30. Aplique o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando-o constantemente.
• Aplique o protetor solar mesmo nos meses de inverno.
• Utilize óculos escuros com proteção UV
Essa é a rotina de todos nós, mas um grupo de trabalhador merece atenção especial em sua ocupação, pois trabalham braçalmente expostos ao clima, são os funcionários que trabalham a céu abeObras, manutenções e reformas são vistas em todo tempo, esses eventos tem períodos variáveis, mas independente disso durante muito ou pouco tempo os trabalhadores ficam expostos aos fatores climáticos.
A NR 21 nos traz a seguinte prevenção: “nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries”. No caso do calor é extremamente importante manter a hidratação e uma alimentação adequada para que não ocorra a desidratação dos operários e uma dieta balanceada e rica em água e nutrientes, pois com o esforço físico se perde