Artigo Integracao Corporativa
Informática Pública vol. 8 (2): 83-96, 2007
Integração Corporativa: um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico brasileiro
LUIZ ALBERTO COTECCHIA DOS SANTOS1
RODRIGO COSTA DOS SANTOS2
PALAVRAS-CHAVE
Integração Corporativa - ERP - EIA - Ilhas de Informação.
RESUMO
A necessidade de total adequação das empresas às constantes mudanças no mercado atual e a possibilidade de conquistas de novas oportunidades e novos mercados, leva as empresas a dependerem fortemente do apoio da Tecnologia de Informação, inclusive da utilização de suas constantes evoluções. A reunião desses fatos leva as empresas a passarem a administrar ambientes de Tecnologia de Informação heterogêneos, causando problemas até em tomadas de decisões.
O presente artigo descreve e analisa as causas e os problemas da falta de integração existentes atualmente, e realça as principais motivações e os principais requisitos de uma abordagem de integração corporativa. Um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico brasileiro é usado para ilustrar os conceitos. O processo de integração mostrou-se presente e necessário, além de aplicável a qualquer tipo de organização, o que torna útil o estudo.
1. INTRODUÇÃO
O mercado atual exige que as empresas sejam dinâmicas, devendo estar sempre atentas às necessidades de adequações a mudanças e também à possibilidade de conquista de novas oportunidades e de novos mercados. A velocidade da empresa no atendimento de todos esses detalhes pode significar não só o sucesso da empresa, mas até mesmo sua sobrevivência. Para isso são necessários aumento de eficiência dos processos, redução de custos, obtenção de informações que transitam pela empresa e uma maior aproximação com parceiros, fornecedores e cliente através de implementações de novas formas de interação. A reunião de todos esses detalhes permitirá que a empresa se mantenha competitiva e apta às adequações necessárias do mercado.
Esses fatores em conjunto com as evoluções crescentes da TI (Tecnologia da