Trabalho Nadeje
Perspectiva para prática pedagógica na educação infantil
Cuidar é auxiliar, monitorar e zelar por todo aquele ser humano que seja incapaz de se locomover ou até de fazer suas higienizações como por exemplo: Crianças e idosos.
Educar significa proporcionar cuidados, orientações de forma que a criança desenvolva a sua capacidade de relação interpessoal de ser e estar com os outros, atitudes de respeito e passar valores de diversas formas, como através da disciplina, de brincadeiras e até mesmo na troca de opiniões.
Trabalhar com crianças é muito bom, mas exige muito cuidado, deve ter como princípio conhecer a sua faixa etária, saber um pouco sobre a história da sua família e isso tudo vai ajudando no desenvolvimento pedagógico da criança.
Antigamente a escola tinha uma conotação assistencial, como creche, onde as crianças passavam o dia todo na ‘escola”, para que seus pais trabalhassem. Não tinha nenhum plano pedagógico.
Toda Criança tem o direito de estudar em um ambiente limpo e harmônico, simplesmente um espaço onde ela se sinta bem.
O educar e cuidar na educação infantil sempre estão juntos e é determinante que a escola e os pais estejam sempre conectados para o melhor desenvolvimento da crianças, assim respeitando todas as diferenças em todas as crianças.
É importante uma ação conjunta entre professores e os demais membros da equipe escolar.
O cuidar e educar acontecem de forma integrada.
Histórico da educação infantil
As instituições de educação nasceram na França, no século XVIII, em resposta a situação de pobreza.
Na década de 1980, passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções dessas instituições para a sociedade moderna, que teve início com os movimentos populares dos anos 1970. (WAJSKOP,1995)
A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de educação e cuidados coletivos das crianças de zero a seis anos.
Formação e o