Artigo informativo
Comunicação Social – Hab. Produção Editorial
Disciplina de Leitura e Produção Textual I
Profª Dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton
Santa Maria 2015
Aluna: Cristiane Coelho Reichert
Artigo informativo sobre a leitura por meio dos livros digitais no Brasil
Desde que o universo da literatura existe houve muitos avanços na leitura, nos livros, nos leitores, nas palavras, na escrita, tudo para influenciar os cidadãos a ler mais. E uma das últimas invenções foi o livro digital. Um livro como qualquer outro, mas que tem facilitado aos leitores tanto no acesso como no preço e muitos deles são gratuitos para download. Com sua maneira de ler mais diversificada acabou somando com o impresso. Muitas pessoas ainda não ouviram falar dele, pois elas não têm muito acesso à internet. Em relação a esses meios de leitura pesquisas realizadas no Brasil pelo Instituto Pró-Livro aponta em um gráfico, uma pesquisa feita com milhões de pessoas sobre o acesso à internet que são apenas 18% que acessam todos os dias e 54% não acessam.
Consequentemente o número de leitores digitais decai, em um gráfico mostra que 30% das pessoas entrevistadas ouviram falar sobre livros digitais. A partir desse resultado outro gráfico mostrou que 18% baixaram em computadores e celulares e fizeram uso desse meio.
Porém como ainda é muito novo esse meio de leitura, mais pessoas serão alcançadas com essa inovação, que veio para dar um novo olhar aos livros e atrair pessoas que não liam, por não ter como carregar seus livros, por não ter tempo, porque agora da para levar em celulares e ler a qualquer momento, seja em fila de banco, fila de supermercado, ou aonde quer que esteja. Esse é um meio que chama e ainda chamará mais a atenção ao leitores por sua facilidade e diversidade.
Referências Bibliográficas
FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Instituto Pró-Livro, 2012.