ARTIGO INDISCIPLINA E TDAH
Jocimeire Oliveira1
Viviane Inês Donadel²
RESUMO
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre indisciplina e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) numa abordagem sobre o processo ensino-aprendizagem. O objetivo é levantar informações relevantes sobre os conceitos de indisciplina e TDAH abordando o histórico, a definição, como se realiza o diagnostico, a influência negativa que esse transtorno traz no desempenho das crianças em idade escolar e algumas sugestões de intervenções que podem ser adotadas pela escola.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, indisciplina, ensino-aprendizagem,escola.
ABSTRACT
The article presents a bibliographical revision on indiscipline and Upheaval of Deficit of Atenção and Hiperatividade (TDAH) in a boarding on the process teach-learning. The objective is to raise excellent information on the indiscipline concepts and TDAH approaching the description, the definition, as if it carries through I diagnosis it, the negative influence that this upheaval brings in the performance of the children in pertaining to school age and some suggestions of interventions that can be adopted by the school.
Keywords: Upheaval of Deficit of Atenção and Hiperatividade, indiscipline, teach-learning, school.
1. INTRODUÇÃO
No ambiente escolar, a indisciplina interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem como um fator que dificulta o aprendizado do educando e também o ensino didático do professor, pois em uma sala em que há desrespeito, tumulto, falta de limites e mau comportamento é impossível se ter rendimento escolar satisfatório. Assim, condutas inadequadas são um dos maiores desafios enfrentados pelos educadores em todo o país e que acabam por acarretar prejuízos para a qualidade da educação.
A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os