Imp Rio Colonial Franc S E Britanico
O império colonial francês existiu de 1534 a 1980, sendo o marco inicial a fixação da bandeira francesa pelo navegador e explorador Jacques Cartier na Baía de Gaspé (atual Quebec, no Canadá). É considerado marco final do império francês a concessão de independência a Vanuatu, pequeno arquipélago do Oceano Pacífico, em 1980.
Somente em 1605 o império inicia-se de modo efetivo com a fundação de Port Royal, no atual Canadá, origem da colônia francesa conhecida como Acádia. Em 1624 os franceses começam a se estabelecer na Guiana e na mesma época, já estão na Martinica, Guadalupe, Haiti e também no Senegal, construindo um rentável comércio intercontinental.
Por volta de 1670 a França começa um projeto de colonização da Índia, importante fonte de vários produtos de larga aceitação comercial. Estes interesses entrarão em choque com os britânicos, sendo que os franceses sairão derrotados, encontrando-se aí a decadência de seu primeiro projeto colonial, resultando na perda de seus postos na América do Norte, Haiti e Índia.
No Oceano Índico, os franceses colonizaram a Île Bourbon (atual Reunião), em 1664, Île de France (atualmente Maurícia), em 1718 e as Seychelles, em 1756. Durante o reinado de Napoleão, o Egito foi também conquistado por um breve período, mas a dominação francesa nunca se estendeu para além da área imediatamente à volta do Nilo.
O verdadeiro interesse da França pela África manifestou-se em 1830 com a invasão da Argélia e o estabelecimento de um protetorado na Tunísia, em 1881. Entretanto, expandiram-se para o interior e para sul, formando, em 1880, a colônia do Sudão francês (atual Mali) e, nos anos que se seguiram ocupando a grande parte do Norte da África e da África ocidental e central. Em1912, os franceses obrigaram o sultão de Marrocos a assinar o Tratado de Fez, tornando-se outro protetorado.
Império Colonial Britânico
Maior império colonial de seu tempo, o império colonial britânico originou-se através das colônias