Plano de atua o
Projeto Educação Musical nas escolas
Área de atuação
O projeto se destina atender escolas da rede de ensino infantil, fundamental e instituições que promovam projetos sociais. De acordo com a lei nº 11.769 aprovada em 18 de agosto de 2008, que determina a presença de ensino de música nas escolas de educação básica.
O ensino musical tem como objetivo desenvolver nos alunos diversos sentidos nas crianças, não só a aptidão musical, como exemplo auxiliar na coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, socialização, interação com demais disciplinas da escola, estimula a sensibilidade, valorização e apreciação a diversas formas de artes e resgate cultural.
A música contribui para a formação integral do individuo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. O trabalho com a musica auxilia a desenvolver habilidades físico-cinestética, espacial, lógica-matemática, verbal e musical.Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente.Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras. “A musica faz bem para autoestima do estudante, já que alimenta a criação”.
Conteúdo
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons dos instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. A lei não especifica conteúdos, portanto as escolas terão autonomia para decidir o que será trabalhado.
O projeto Educação Musical nas escolas tem como pedagogia diversos educadores musical e cada uma com sua metodologia e proposta, o projeto procura agregar diversas metodologia dos seguintes educadores: kodaly,