Artigo gut
Daniel Barbosa de Souza – atx.daniel@gmail.com
Guilherme Kotoviezy – guilherme.kotoviezy@vcimentos.com.br
Sergio Neves dos Santos – sergionevesdossoantos@gmail.com
Halisson Gomes Carneiro - halisson.carneiro@hotmail.com
Tiago Henrique Messias – thml28@hotmail.com
Resumo: este artigo fala sobre a matriz GUT, com definições e exemplos de como usar essa ferramenta, fala de suas vantagens e a melhor forma de usa-la, como se processa uma tabela GUT e a sua classificação.
Palavras – Chave: Gravidade.Urgência.Tendência .Como se processa.classificação
INTRODUÇÃO
Esta ferramenta é uma forma de se tratarem problemas com o objetivo de prioriza-los, a matriz tem esse nome pelo fato de levar em consideração a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema, esta normalmente vinculada a análise SWOT e análise de ambiente de marketing da área de gestão. Gravidade: possível dano ou prejuízo que pode decorrer de uma situação, podendo ser entendido como.
Ex. se a demanda de treinamento ou curso em um setor especifico da unidade não for atendido, qual é o impacto disso no desempenho do trabalho?
i. Não é grave (pouco); ii. Relativamente grave (médio); iii. Grave (Grande).
Urgência: pressão do tempo que existe para resolver uma dada situação, considerando-se os graus de urgência como sendo:
Ex. Cursos de reciclagem com prazos definidos por lei, ou a eminência de ocorrência de uma mudança num processo de trabalho pod3em aumentar a urgência de atendimento a uma demanda.
i. Solução em longo espaço de tempo (baixa urgência); ii. Solução em curto espaço de tempo (média urgência); iii. Solução imediata (grande urgência).
Tendência: padrão ou tendência da evolução da situação, podendo ser classificado como
Ex. Se a demanda de treinamento ou curso não for atendida, o desempenho do trabalho tenderá a ficar estável ao longo do tempo? Poderá ficar comprometido? Existe tendência de melhoria?
i. Melhoria (favorável); ii. Manutenção;