Experimento de fases e segregação de soluto
¹ Relatório referente aos experimentos realizados no dia 13/02/2012, em Brasília.
2 Aluno de graduação da disciplina Materiais de Construção de Engenharia (2º/2012) - Faculdade do Gama, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.
1. INTRODUÇÃO Neste relatório será apresentado um experimento de fases e segregação de soluto envolvendo água e açúcar. Será demonstrado como a mudança da temperatura afeta a solubilidade dos materiais e a apresentação de suas fases.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Equipamentos: 200 ml de Água; Açúcar; Recipiente; Corante Alimentício.
Método: Em um recipiente foram adicionadas 200 ml de água perto do ponto de ebulição. Neste recipiente foi adicionado açúcar até ser observado o início da precipitação. Deixou-se a solução resfriar ao ar em temperatura ambiente. Após atingir a temperatura ambiente o a solução foi provada e levada ao refrigerador até seu congelamento. Depois de congelada a solução foi provada externamente e também na sua parte interna (próxima ao centro).
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES Na primeira parte do experimento com a diminuição da temperatura observou-se um aumento na precipitação, tanto como corpo de fundo como de partículas flutuantes que ocorreu porque em temperatura mais elevada os átomos de água estão mais agitados e mais suscetíveis à solubilização. Após o resfriamento foram observadas duas fases, uma central, onde se concentrou o corante, e a externa, com coloração mais clara, mais próxima a da água. O gosto da parte externa era mais próximo ao da água pura enquanto a da parte central era mais doce. A existência de fases distintas pode ser mostrada em um diagrama de fases. A migração do açúcar para a parte central ocorre porque as trocas de calor ocorrem primeiramente nas laterais antes de ir para o centro, desta forma o açúcar vai gradativamente se afastando das laterais indo em direção ao centro.
4. CONCLUSÕES O limite de