Tradução do artigo "Gut hormones and leptin impact on energy control and changes after bariatric surgery what the future holds"
4715 palavras
19 páginas
Resumo A Obesidade é considerada a epidemia do novo mundo. Na tentativa de enfrentar esta ameaça à saúde pública, inúmeros tratamentos, além da tradicional modificação da nutrição e medicação oral, foram introduzidos, dentre eles, cirurgia bariátrica e tratamentos ligados aos hormônios gastrointestinais. O trato gastrointestinal (GI) é um poderoso órgão endócrino, liberando peptídeos ativos e influenciando o apetite e o controle glicêmico. A alteração do trato GI, de modo a causar o aumento exagerado da secreção e dos níveis dos hormônios gastrointestinais, cria um novo equilíbrio funcional que ainda contribui com a perda de peso. O propósito deste trabalho é explorar os mecanismos que conduzem esta regulação corporal dirigida pelos hormônios gastrointestinais, assim como as mudanças que ocorrem com eles depois da cirurgia bariátrica. Baseado nisso, a Leptina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo será analisada, por seu modo de agir ser estreitamente relacionado ao dos hormônios gastrointestinais. Os hormônios GI estão fortemente envolvidos com o controle energético, e vários efeitos da cirurgia bariátrica na perda de peso estão diretamente relacionados às alterações dos níveis desses hormônios.
Introdução
O tratamento tradicional da obesidade inclui alteração do estilo de vida combinado com medicação oral, ou -se determinados critérios de elegibilidade são cumpridos- procedimentos cirúrgicos que atuem de várias maneiras. A cirurgia bariátrica pode ser, em geral, classificada como: procedimentos apenas no estômago (Banda gástrica, Gastroplastia Vertical com Banda - não mais empregada - e Gastrectomia Vertical) que alteram a anatomia do estômago e a passagem do alimento pelo estômago, apenas no intestino delgado (não incluindo o duodeno) que visa criar um intestino menor, resultando em menor absorção de calorias e procedimentos combinados de estômago e intestino (Bypass Gástrico em Y de Roux, Desvio Biliopancreática e Duodenal Switch) que combinam