Artigo Gerson
O rio Igarapés é um rio localizado em Manaus, que no principio era usado para ajudar a comunidade localizada ao redor a viver melhor, mas ao passar dos anos a poluição foi tomando conta e deteriorando esse rio. Com os impactos antrópicos que acabaram acontecendo com o tempo foi limitando as suas utilidades chegando a causar doenças aos habitantes que pescavam ou entravam em contato com a água.
Poluição; Antrópico; Rio Igarapés
Introdução
A cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, é o principal centro econômico, financeiro e corporativo da região Norte do Brasil, localizada no centro da principal floresta tropical do mundo. Devido a ação antrópica, como o constante avanço demográfico e a falta de saneamento básico em algumas áreas, vem se notando a diminuição da qualidade de alguns igarapés da região. Prejudicando assim o turismo local, a pesca, o meio ambiente e o meio de transporte das pessoas da região.
Objetivo.
Identificar os problemas acarretados pela poluição nos igarapés em Manaus e debater entre os integrantes dos grupos, as consequências da poluição nos igarapés.
metodologia
Pesquisa da internet; Pesquisa em livro
Desenvolvimento
No decorrer dos anos, desde o começo da urbanização de Manaus, os igarapés foram um dos primeiros a sofrer da ação antrópica. O avanço demográfico prejudicou os mananciais as voltas dos igarapés, acabado com sua proteção natural, dando espaço a erosão das praias, somado a isso, a falta de proteção por meio da legislação e a falta de fiscalização das margens dos igarapés, são os principais colaboradores para a poluição dos mesmos. Como Hilândia Brandão uma pesquisadora do Inpa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com estudos na área há 10 anos, entendeu que o numero de banhistas está diminuindo nos igarapés da cidade de Manaus. Com a poluição de grande parte dos balneários da cidade, a população local busca alternativas para os finais de semana. Alguns igarapés ainda estão próprios