3 Atividade
Atualmente a ideia do conhecimento construtivista está sendo mais difundido. Porém muitos professores ainda não conseguem por em prática e o resultado desta ação é um ensino tradicional que contém elementos construtivistas.
2. Explique 2 causas para o cenário descrito na questão anterior.
Podemos citar como uma causa o modelo que rege o curso de formação dos professores que não oferece uma ligação entre o conhecimento cientifico e o conhecimento técnico, fazendo com que a investigação e a praticam andem separadas. Outra possibilidade está na forma que este professor “aprendeu a ser professor” o que ele abstraiu da própria vivencia como aluno, que muitas vezes interfere na construção de uma nova metodologia abordada em sala.
3. Aponte 2 propostas para mudança deste cenário. Justifique sua resposta.
Toda a mudança deve vir da base. Assim, o que deve ser feito nos cursos de formação dos professores é ensinar com a prática, ou seja, professores universitários não devem apenas falar sobre um modelo construtivista, e sim ensinar já praticando esse modelo. Dessa forma, os dois problemas, supracitados, poderão ser resolvidos, pois os “futuros professores” não sairão da universidade apenas com conceitos formados sem serem vivenciados, haja vista este professor construtivista será o modelo a ser seguido pelo seu aprendiz.
4. A prática do construtivismo no ensino de ciências é real ou utópica? Justifique sua resposta.
É real. Apesar de não haver, nos artigos a confirmação de professores construtivistas, podemos observar a presença de alguns elementos do construtivismo. E sendo, esta, uma nova teoria, os professores poderão aprender a ser construtivistas praticando diariamente.