artigo g6
ECONOMIA INTERNACIONAL - 3ª Fase MATUTINO
Prof. PAULO S. BERNARDES
Data de entrega pelos grupos: 06/06/2011
ELABORAÇÃO de Artigo Cientifico, com um mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco) páginas abordando os temas indicados para cada grupo.
G6 – PEDRO / VITOR MODESTO / MURILO O CAPITAL FINANCEIRO E OS PREÇOS DOS ALIMENTOS
“O capital financeiro tem o controle das colheitas. Especulam com elas. Nós somos chamados a produzir os alimentos que fazem falta. Nem os excedentes da União Européia nem dos Estados Unidos poderão resolver o problema”(Rafael Alegría – Via Campesina).
“A agricultura foi seqüestrada pelo capital financeiro; já não é capaz sequer de definir seus preços “ ( João Pedro Stedile, dirigente do MST).
Podemos observar que nos relatórios oficiais que não se fala que uma das principais causas da crise alimentar é a especulação financeira .
Documentos da Via Campesina denunciam que “Devido à crise financeira dos Estados Unidos, os especuladores começaram a trocar os produtos financeiros por matérias-primas, incluindo os produtos agrícolas”. Isto afeta diretamente os preços no mercado doméstico, pois muitos países dependem cada vez mais da importação de alimentos.
A inflação dos alimentos está levando milhares de trabalhadores para a miséria.
A inflação internacional, concentrada no setor de alimentos e matérias-primas, é o resultado direto da políticas capitalistas.
A humanidade precisa encarar os alimentos como um direito de todo ser humano, deixando de tratá-los como mercadoria, para dar lucro às empresas multinacionais. É importante estimular em todos os países, o fortalecimento da produção do campo, única forma de fixar as pessoas no meio rural e produzir alimentos sadios sem agrotóxicos. Com essas mudanças radicais, as contradições e os problemas sociais irão diminuir. Com a forma atual o capital financeiro irá continuar influenciando no preço dos alimentos e é