Artigo Física
Faculdade AREA1, Engenharia de Produção, 4º Semestre
Emanuele de Oliveira Melo.
Entregue ao professor Targino Amorim Neto da disciplina Eletricidade e Magnetismo
Resumo: Este relatório apresenta a descrição de um mapeamento de linhas equipotenciais sendo este realizado na disciplina de Eletricidade e Magnetismo. Foram utilizados uma fonte PS500 e um multi-teste DT 830B MXT, para a medição da d.d.p no experimento, as quais produziam um campo elétrico, sendo também utilizados cabos banana-jacaré que por terem pequena resistência foram considerados condutores ideais; uma cuba preenchida com a solução de Cloreto de sódio e papéis milimetrados utilizados para marcar os pontos do mapeamento elétrico de acordo com o plano cartesiano.
Palavras-chave: Campo elétrico, linhas equipotenciais, d.d.p, resistência, condutores ideais.
I. Introdução
Esse artigo tem como objetivo a observação do comportamento das linhas de campo e linhas equipotenciais gerado num campo elétrico.
Segundo o Halliday, 2010 capítulo 22 pág. 10 e 11 “O campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado, como um bastão de vidro. Em princípio podemos definir o campo elétrico em um ponto nas proximidades de um objeto carregado, como o ponto P, colocamos no ponto P uma carga positiva qo, chamada carga de prova, medimos a força eletrostática , que age sobre a carga qo e definimos o campo elétrico , produzido pelo objeto através da equação 1.
Figura 1. (a) Uma carga de prova positiva qo esta colocada em um ponto P nas proximidades de um objeto carregado. Uma força eletrostática age sobre a carga de prova. (b) O campo elétrico no ponto P produzido por um objeto carregado.
Equação 1. Fómula do campo elétrico
O cientista inglês Michael Faraday, que introduziu a idéia de campo elétrico no séc. XIX, imaginava que o espaço nas vizinhanças de