artigo fisica
O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em laboratório durante a execução de um experimento prático em relação ao Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.). Com a utilização da Rampa de Estudo, a fim de constatar se a velocidade de um móvel é constante em uma determinada posição em relação ao tempo. Foram realizadas três amostras do experimento para cada média da posição, chegando a um valor médio dos tempos. Após foi desenvolvida uma tabela das informações encontradas de tempo e espaço para se encontrar a velocidade média do móvel nas três posições. Construído um gráfico das variações de posição pelas variações tempo, onde foi encontrada uma reta, foram calculados os coeficientes angular e linear do gráfico e classificado o movimento do móvel como Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.), pois a velocidade se mantém constante.
Palavras chave: Velocidade, Tempo, Posição.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo refere-se ao experimento realizado em laboratório para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme.. É objetivo de este trabalho verificar se a velocidade se mantém constante caracterizando assim o M.R.U. Está organizado em 4 partes. Na parte 1, será abordada a definição que caracteriza o M.R.U. Na parte 2 será demonstrado o desenvolvimento. Na parte 2.1 abordaremos a metodologia e as características do equipamento utilizado. Na parte 2.2 será elaborada a análise dos resultados. Na parte 3 foi apresentada à conclusão. Na parte 4 referencias bibliográficas.
2. DESENVOLVIMENTO
Movimento Retilíneo Uniforme segue em linha reta sem sofrer forças externas e sua principal característica é a velocidade que se mantém constante durante a trajetória. Segundo a Primeira Lei de Newton “Um corpo em movimento desloca-se com a velocidade constante a menos que sobre ele atue uma força externa.”. O movimento retilíneo e uniforme pode ser dividido em: progressivo, quando o movimento esta a favor da trajetória