Artigo física i
Em uma empresa visitada durante assessoria, fui questionado pelo Fábio Matos (P.P.C.P.M. Zimbauê Calçados) sobre como calcular a velocidade e o sistema de abastecimento de uma esteira. Decidi colocar aqui o método, pois assim ao mudar a velocidade da esteira, o Fábio poderá vir aqui no blog e consultar o procedimento.
Pois apresento um dos métodos que pode ser aplicado tanto para esteira de Costura, Montagem, Pré...enfim, para qualquer esteira transportadora.
1° requisito: Ter os espaços pintados na esteira indicando onde colocar a bandeja/fôrma/peça. Normalmente a distância entre um risco e outro é de 35 cm.
2° requisito: Proibir câmbios na velocidade por pessoa não autorizada. Pelo fato de ao mudar a velocidade, muda o esquema de produção x velocidade.
3° requisito: Espaços pintados terem o mesmo tamanho. Tamanhos irregulares podem provocar diferenças consideráveis, fugindo do esquema desenhado anteriormente.
Cálculo de velocidade da esteira
1° Ponto de referência: estabeleça um ponto de referência para cronometrar. Pode ser usando uma caneta, o canto de uma máquina ou um poste. Qualquer ponto "fixo" onde você veja os quadrados riscados na esteira passar. Fixe o pé aí, procure não se mexer e não ser interrompido durante a cronometragem.
2° Inicie a cronometragem: Ao passar o primeiro risco, acione o cronômetro. Procure cronometrar pelo menos 5 quadrados/riscos. Na figura acima, cronometramos 6 riscos.
3° Conte com atenção os riscos que passaram. Não esqueça a contagem, algumas vezes nos passamos e não sabemos se passaram 4 ou 5 riscos. Em caso de dúvida, reinicie tudo.
4° Registre o tempo cronometrado e os riscos/quadros que passaram
5° Saiba o sistema de abastecimento: no exemplo acima, consideramos os cortes em um espaço e a fôrma no segundo espaço. Portanto, para um par, USAMOS 2 QUADROS.
6° Calcule a velocidade média de 1 quadro: Este é o ponto mais