ARTIGO formatado
Caio Weuller Silva Souza; Elisana Ribeiro Rodrigues; Luís Tadeu Veloso Meira; Thyago Sávio Rocha Souza e Wandrio da Silva Trancoso.
Acadêmicos do 2° Período de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica Santo Agostinho (FACET), em Montes Claros-MG.
Resumo
Toda construção seja ela de grande o pequeno porte ela produz um percentual elevado de impactos sejam eles ambientais, sociais ou econômicos, assim é necessário criar medidas que os minimizem. O presente artigo aborda sobre questões relacionadas aos impactos ocasionados pela construção civil no meio ambiente. Dessa forma, buscou se conhecimentos sobre as normas e legislações que visam resguardar melhores práticas, para que se possa evitar ou minimizar os impactos. Utilizou-se de visitas técnicas a uma construção residencial para se levantar aspectos sobre como são originados os impactos ambientais. A organização do canteiro de obras poderá trazer mais eficiência ao trabalho e diminuir possíveis desperdícios, além disso, diminuirá o risco de acidentes. Outra questão importante diz respeito à necessidade da correta destinação dos resíduos gerados no processo construtivo. Assim, mesmo que a obra utilizada para estudo seja de pequeno porte, foi constatado que uma construção civil sem uma correta fiscalização e sem uma boa conscientização gerar impactos significativos ao meio ambiente.
Palavras-chave: construção civil, meio ambiente, minimização.
1 Introdução
Segundo John (1999 apud URTado et al.2001) destaca que “a construção civil é, em qualquer sociedade, o setor responsável pelo consumo do maior volume de recurso naturais em estimativas que varia entre 15 e 50 % dos recursos extraídos, além de seus produtos serem grande consumidores de energia”,assim com extração de grande volume dos recurso naturais causa danos ao meio ambiente. Toda edificação produz impactos sejam ambientais sociais ou econômicos. Embora quando