geografia
A República Democrática de Angola tem o seu Território geograficamente situado na costa ocidental da África Austral a sul do equador, notabilizado pela sua diversidade na fauna e na flora, concomitantemente privilegiada pelos seus recursos naturais que destacam a sua economia, dentre os quais, o petróleo, diamantes, ouro, ferro, urânio, granito, fosfato, entretanto o petróleo por constituir um dos recursos naturais mais preponderantes para os países exportadores, o que não é diferente para Angola, este produto tão valioso e considerado como múltiplo denominador comum da economia angolana, tem maior contributo para o PIB do País.
Dados demográficos.
Angola, tal como qualquer outro país de África também vem a ser notabilizado pela sua densidade populacional que veio a ser provisoriamente definida pelos dados do INE através do recenseamento geral da população que decorreu num período de 15 dias de 16 à 31 de Maio de 2014, também denominado como primeiro censo pós-independência desde os últimos 44 anos.
Os resultados preliminares do recenseamento geral da população e habitação, mostram que Angola conta com uma população de 24 milhões, 383 mil e 301 habitantes. Dos números avançados destacam-se 12,5 milhões de habitantes são mulheres, representando 52% da população enquanto o sexo masculino é de 11,8 milhões, perfazendo 48% da população. A província de Luanda é a que apresenta o maior número de habitantes com 6,5 milhões de habitantes 26% da população, sendo a província do Bengo até então a menos habitada com apenas 274.053 habitantes, depois da capital do país seguem-se a Huila com 10% com 2 milhões e 400 mil habitantes, Benguela com 8,4% da população angolana. Os dados revelam que 71% da população vive nas províncias de Luanda, Huíla, benguela, Huambo, Bié, Kuanza Sul e Uíge.
Etnia.
Angola tem um povo diversificado pela sua cultura. A sua população é composta na sua maioria por Ovimbundos (língua umbundu), seguidos pelos Ambundos (língua