Artigo 4 Formatado
CLASSIFICAÇÃO DO ESTOQUE: uma estratégia para a redução de custos nas compras. Carlos Eduardo Costa Batista 1
Marina de Paula Scalioni 2
Edmo Alves da Silva 3
RESUMO
A finalidade deste estudo é mostrar os benefícios da classificação de estoque nas organizações, visando a eficiência das ferramentas, o que traz melhorias nas compras e melhor empregabilidade do capital. Tal abordagem se faz necessária devido a grande competitividade do mercado, onde as empresas buscam trabalhar de forma estratégica. Este propósito será conseguido mediante à revisão bibliográfica e estudo de caso da empresa
Drogaria Americana Três Pontas. O estudo evidenciou a importância da classificação de estoques para redução dos custos através da analise ABC, mostrando os produtos de maior importância para as organizações, buscando manter a satisfação dos clientes e reduzir o capital parado.
Palavras chave: Curva ABC. Lucratividade. Estratégia.
1. INTRODUÇÃO
Sobreviver às mudanças e exigências do mercado tem se tornado cada vez mais complexo para as empresas. O mundo globalizado está sendo fortalecido a cada dia e as empresas precisam acompanhar essas mudanças de maneira que o seu mercado não seja afetado. As empresas diante desses fatores necessitam trabalhar de forma estratégica, visando sempre a redução de custos no seu negócio.
Nesse contexto o setor de compras destaca-se como um importante aliado na busca de redução de custos, onde a lucratividade e competitividade ganham espaço fundamental na organização, pois quando há uma boa compra provavelmente haverá uma boa venda.
1
Carlos Eduardo Costa Batista, graduando em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário do Sul de
Minas, Unis-MG. carloseduardo_tp@hotmail.com
2
Marina de Paula Scalioni, graduanda em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário do Sul de
Minas, Unis-MG. marinascalioni@bol.com.br
3
Edmo Alves da Silva, professor especialista em Administração de Produção, Engenheiro de Produção. edmoep@yahoo.com.br 2