artigo filosofia
Adelyne Tavares
Marina Belo
Vivian Manicard
RESUMO
Este trabalho propõe uma reflexão quanto às ações dos jovens estudantes de cursos pré-vestibulares da cidade de Curitiba, no Paraná. Inicialmente apresentamos as características e influências do período de preparação dos jovens para o processo seletivo e ao final da análise apresentamos algumas considerações quanto à complexidade desta fase para os jovens estudantes.
Palavras-chave: Vestibular. Jovem. Transformações. Decisões. Futuro.
INTRODUÇÃO
Podemos descrever a juventude como um período específico do ciclo de vida, vários temas de mudanças são apontados nessa fase seja no contexto social, cultura, físico ou intelectual. A juventude é um período de decisões e alcance de autonomia, nesse ponto, podemos observar que o vestibular é um fator determinante para a entrada em uma nova fase da vida.
Os alunos de cursos pré-vestibulares são chamados vestibulandos e durante o período de preparação para a prova intensificam a rotina de estudos para ampliar a fixação dos conhecimentos.
Essa etapa da vida é bastante complexa e envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais, familiares e econômicos. A maioria dos alunos é adolescente e a obrigatoriedade do processo seletivo para a entrada na universidade eleva a ansiedade e altera os hábitos.
O curso pré-vestibular se caracteriza por compactar o conteúdo aprendido durante os anos de estudo no ensino fundamental e ensino médio.
Os estudantes de cursos pré-vestibulares tem como objetivo adquirir mais conhecimentos e aumentar as chances de ingresso na universidade. O processo seletivo para a entrada em uma universidade se chama vestibular e esse exame testa o conjunto de conhecimentos adquiridos durante o período de estudos.
No Brasil, o ensino regular é composto por doze anos de aprendizagem, com etapas de ensino fundamental e ensino médio.
1. PERFIL DO JOVEM
A escolha do curso de