Artigo De Filosofia
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Pode-se afirmar que Sócrates fundou o quem nós conhecemos hoje por filosofia ocidental.
Era considerado pelos seus seguidores um dos homens mais sábios e inteligentes, ele tentava através da palavra levar o conhecimento para os cidadãos gregos.
Seus primeiros estudos e pensamentos falam sobre a essência da natureza da alma humana. Tinha como seu grande interesse questões morais sobre a vida das pessoas e suas principais perguntas eram: ”qual o sentido da vida?” ou ”o que é amor?”. Suas palestras eram realizadas em locais públicos e atraia principalmente os jovens com suas ideias inovadoras.
Sócrates apesar de não ter deixado nada por escrito, sabemos através de seu discípulo Platão, que ele criou critérios para chegar a um conhecimento seguro (verdade).
‘’Só sei que nada sei’’- Nunca se sabe tanto que não se possa aprender mais, temos que aceitar que somos eternos aprendizes da vida, mas nunca saberemos de tudo. ‘’Conhecer-te a ti mesmo’’- É admitir os próprios erros, pois o ser humano sempre vê os defeitos dos outros, mas nunca os próprios.
‘’Ironia’’ – Para Sócrates era um método de perguntar sobre algo em discussão e contradizer aquilo que disse.
‘’Reflexão’’ – Refletir sobre os nossos erros, ou sobre a vida nos faz crescer e enxergar além do que vemos.
‘’Maiêutica’’-tem como significado de dar a luz, ou seja, parir ideias. Ela consiste em perguntar, em interrogar. O conhecimento está oculto na mente do ser humano, e pode ser descoberto pelas perguntas e respostas.
Algum tempo depois Sócrates foi acusado por ‘’corromper’’ a juventude e provocar mudanças na religião grega. Foi condenado a suicidar-se tomando veneno.