Homem e sociedade
Os primatas viviam em florestas tropicais e se adaptaram a viver em cima das arvores, como meio de evitar ataques de predadores eles dormiam em ninhos. Ramapithecus se tornou cada vez mais bípede e com cérebro de grande capacidade tanto funcional como em tamanho, uso total das mãos.
Homo-erectus, sua postura era nitidamente ereta, apresentava capacidade craniana, saliência da zona superior da face, foi o hominídeo que dominou o fogo , já caçava animais de grande porte, migrou para África, Europa e Ásia.
O homem de Neanderthal com crânio espesso e com pouca testa, sem queixo e com dentes maiores do que do homem moderno, produziam utensílios de pedras, ossos, madeiras e outros materiais.
Homo-sapiens (Homem-Sábio), mais altos, ossos do crânio mais leves e queixo bem desenvolvido, deixam de ser nômades instalam-se em aldeias e tornam-se agricultores.
A Grécia não era um País, era uma terra em volta do oceano composto por 160 cidades-estados as principais eram a capital Atenas e a cidade de Esparta, locais onde iniciou-se o sistema de educação. Em Atenas educação visava a formação do cidadão POLIS – Politico, em Esparta a educação visava o adestramento militar e a formação de soldados que tinham como objetivo servir a cidade, com foco no desenvolvimento físico, surge a ideia de educação física. Acompanhado da educação essas cidades davam muita importância as escolas de musica, equitação, ginastica e filosofia. As mulheres praticavam exercícios intensos para serem fortes e resistentes como reprodutoras do Estado. A Grécia tinha como característica as relações homoeróticas em um âmbito pedagogo, essas relações eram incentivadas como parte do treinamento militar.
Na Grécia os jogos faziam parte do treinamento religioso do cidadão.
Os atletas ofereciam suas