Artigo exame da ordem
Hipótese: A mercantilização que se tornou o ensino jurídico nas instituições de ensino superior não tem dado retorno que o acadêmico necessita.
Objetivo geral: Realizar estudos sobre o exame da OAB.
Objetivo especifico: Pesquisar dados estatísticos quanto ao número de acadêmicos reprovados, a classificação dos estados brasileiros no ranking de aprovação, abordando o desempenho acadêmico durante o processo de formação e fazer a relação entre faculdades privadas e publicas.
Justificativa: Tem-se como proposição ressaltar a importância do exame da ordem e alertar sobre o processo de formação do acadêmico quanto a sua inserção no mercado de trabalho, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade e ao Estado.
Cronograma:
Projeto de Pesquisa
Inicio: 15.03.2012
Termino:
Metodologia: Pesquisa bibliográfica
Revisão da Literatura:
Esta pesquisa visa ser desenvolvida, em critérios de estudos comparativos para aumentar o nível de conhecimento sobre a realidade do ensino jurídico no Brasil. Relatando com imparcialidade os registros desde 1971 para entendimento e esclarecimento sobre o assunto proposto. “O exame da ordem dos advogados do Brasil”. A entidade máxima que representa e regulamenta os advogados do Brasil (OAB), nos últimos anos tem desenvolvido um papel importante e indispensável adotando exame único entre os estados-membros para os aspirantes a advogados. Com a unificação do conteúdo do exame no ano de 2009 propôs mapear o nível do ensino jurídico no Brasil inteiro, possibilitando medir o desempenho dos acadêmicos e consequentemente os resultados de forma homogênea e precisa. Verificando os índices de reprovações no exame da ordem e a relação que as instituições de ensino superior estabelecem neste contexto, uma vez sendo atestado o grau de conhecimentos específicos, entende-se a importância deste processo de