artigo estratégia
Na atual competitividade do mercado, o empresário deve analisar a real situação da sua empresa visando melhorias, através de estratégias bem elaboradas e definidas, assim ficará mais fácil no futuro atingir seus objetivos e ter diferencial competitivo para facilitar vendas ou prestação de serviço.
Existem várias definições e classificações sobre estratégia, a sua essência é difícil e engloba vários modelos de pensamento. Segundo Mintzberg(2000), existem dentre desses modelos de pensamento alguns pontos em comum, a estratégia determina a direção, foca nos esforços da empresa trazendo sinergia, e define a empresa, com isso os colaboradores entendem o significado estratégico da empresa.
O Cotidiano organizacional vive de transformações cada vez mais imprevisíveis provocadas por diversos fatores, os estrategistas devem ser cada vez mais criativos, o mercado exige alguma adaptação estratégica, pois oferece uma melhor visão de negócio em termos de interação com o mercado e o cliente.
Segundo PORTER (1980), o posicionamento estratégico, é a forma que a empresa realiza suas funções de forma diferente da concorrência ou de produzir algo reconhecido pelos compradores como diferente ou único.
Sendo assim a Estratégia é um plano que oferece uma direção, um guia ou um curso de ação para o futuro, oferecendo um caminho a ser seguido para levar a organização de estado atual, corrente para um estado futuro desejado pela empresa.
As organizações que aderirem o pensamento estratégico obterá uma melhor direção, o que é claramente um benefício pois mapeia o curso da organização para que ela navegue coesa em seu ambiente. Os empreendedores obterão sucesso no seu desafio.
Empresas se tornam incompetentes quando perdem o foco e fica impossível gerenciar suas atividades, por isso conceitos estratégicos não podem parecer confusos, uma organização é eficiente quando há entendimento entre gestão sendo direcionado por elaboração de estratégias empresariais.
Em